quinta-feira, 10 de julho de 2008

El sueño y La Pesadilla


"Los sueños son el genero; la pesadilla, la especie." É com tal frase que Jorge Luis Borges, escritor argentino, começa seu texto "La pesadilla", que para quem não sabe, significa pesadelo em português. E como ele bem disse, pesadelo é uma espécie de sonho, do tipo ruim, que aflige e perturba. E foi lendo tal texto que tive vontade de vir aqui pensar mais sobre isso - já que escrever, pra mim, é obrigar-me a organizar pensamentos que surgem aleatórios mas que me dão grande prazer em pensar.
Os meus sonhos e pesadelos correspondem sempre às coisas que estiveram na minha mente no dercorrer do dia, ou que passaram pelos meus olhos e de certa forma chamaram a minha atenção ou até mesmo algo que alguém tenha me dito. Raramente é algo aleatório, algo que naquele dia eu não tenha vislumbrado. O estranho é que as vezes tenho um dia super tranquilo mas acabo tendo um pesadelo a noite. Nunca entendi muito bem o que nos faz ter pesadelo e o que nos faz ter sonho - embora eu nunca tenha tido pesadelo num dia em que eu tenha ido dormir bem feliz. Não consigo acreditar que os sonhos possam ter signifcados, embora acredite sim que Deus possa falar conosco através deles, mas aquele lance de livrinho dos significados dos sonhos.... ahh aí já é demais!
Outra coisa interessante é o jeito com que lembramos do sonho no dia seguinte. Nunca recordamos de todos os detalhes e talvez até acrescentemos algumas coisinhas na hora de contá-lo a alguém, não propositalmente, é claro. Temos determinados sonhos que são verdadeiras obras dramáticas. Eu sonho sempre com roteiros completos e produção de alto nível, com figurino, penteados e trilha sonora, além de não deixar de ser protagonista nem quando estou dormindo, pois levo sempre este personagem que vos fala pra cama. A verdade é que meus roteiros são sempre muito confusos, com pouquíssimo sentido, assim como a maioria dos últimos filmes da maratona odeon, que se eu já não estivesse dormindo me fariam cair no sono.
Para mim, a parte mais legal do sonho é o diálogo, pois me intriga o fato de nos surpreendermos com a resposta do outro no nosso sonho já que fomos nós mesmos que bolamos a resposta dele. Como pode haver qualquer tido de surpresa se somos nós que criamos tudo?! É porque na verdade separamos muito bem o roteirista do personagem nessa hora. Brincamos de Deus. Fazemos a nossa estória, por mais confusa que ela pareça. E assim como nas novelas mexicanas, o caráter do personagem fica mais acentuado no sonho. A pessoa má, é sempre muito má, enquanto que a pessoa boa é muito boa, o amado é mais amável, o beijo é mais caliente, a felicidade é muito mais feliz enquanto que a tristeza é muito mais triste. Enfim, o sonho é tão novela mexicana que só falta falar espanhol (rs.. realiza?! rs).
Não sei se já fizeram isso, mas eu muitas vezes já carreguei comigo alguns sonhos. Simplesmente não deixei de pensar naquela estória no dercorrer do dia, já que a sensação que ela me proporcionava era igual a de um final de novela. Outras vezes também, determinei o sonho que teria. Antes de dormir pensava em coisas que eu gostaria que acontecessem e simplesmente as imagiava antes de dormir e viajava por elas durante o sono. Lembro-me que isso era muito recorrente na minha adolescência. Hoje, quando sonho, pois o cansaço do dia muitas vezes não me permite sonhar ou pelo menos lembrar do que se sonhei, são sonhos bagunçados e quase sem sentido, misturando todo o meu dia.
Graças a Deus, raramente tenho pesadelos durante a noite, mas quando eles ocorrem chegam a ser engraçados de tão dramáticos. No meu último pesadelo, briguei com o meu pai que loucamente queria roubar o meu notebook [rsrs] - uma coisa totalmente absurda. Mas enfim, quando acordei fiquei com uma sensação estranha pois não sabia se eu estava chateada ou não com o meu pai. Aliás tem muitos sonhos e pesadelos que nos confundem ao acordarmos, pois pareciam tão reais que as vezes podemos jurar que aquilo aconteceu de verdade.
Infelizmente, posso dizer que nós, como brasileiros, temos tido mais pesadelos acordados do que dormindo nestes últimos meses. Ouvimos tantos casos de violência, que nem nos nossos mais terríveis pesadelos poderíamos imaginar. Assistir ao jornal ultimamente tem arrancado de mim mais lágrimas do que qualquer filme dramático. Por isso, sempre que acordo, desejo carregar para o meu dia o gosto delicioso dos sonhos, para nem imaginar a possibilidade de sentir o amargor do pesadelo violento da vida real. Que Deus nos proteja.

3 comentários:

Stunts disse...

Ahhh eu tive um sonho uma vez que eu vivi um dia inteiro no sonho! e o pior que no sonho eu briguei com minha ex-namorada então quando acordei naum sabia como estava a situação... Até hoje ainda não sei muito bem as coisas exatas que foram do sonho ou não, a unica coisa que eu sei que foi sonho foi o Civic que eu dirigi, já que na época o carro dos meus pais era uma Picasso =)

Aline Pedro disse...

Oi!
Foi linda mesmo a biografia da Dolores Duran, né?
Também fiquei surpresa com a voz e as letras dela. Muito bom. Tava até querendo um cd, hehe.
Mil beijinhos e um bom fim de semana!

Anônimo disse...

Não acredito q vc gostou daquilo q ele escreveu no meu blog...
Falando nisso, tá na hora de adiantar alguma coisa aqui, né?